21 agosto 2009

Livros: flores e rabiscos

Olá a todos, antes demais quero-vos pedir desculpa pela ausencia e falta de actualização do blog. como estou de ferias o recurso à internet é escassso, assim como o o material que preciso para a publicação dos posts.

Porque os livros têm um lugar importante no nosso quotidiano (e ainda bem) deixo-vos aqui as minhas sugestões. Não, não são romances, nem o livro da moda que toda a gente leva debaixo do braço para praia, mas sim livros práticos, daqueles que eu gosto =P


1. RHS Encyclopedia of Garden Design

Um excelente livro para quem estiver com ideias de contruir ou mesmo de remodelar o seu espaço exterior. É também muito bom para quem esta no ramo da Arquitectura paisagista e Design. O unico ponto menos positivo é o facto de ser em inglês, mas penso que nos dias de hoje ninguem terá grandes dificuldades. Os termos são faceis e os nomes das espécies vegetais sao em Latim, tornando assim mais facil a sua identificação. Aconselho, não se vão arrepender.

Coordenador: Chris Young Editor: Dorling Kindersley, 2009 Paginas: 360 Formato: 22,9 x 28,7cm PVP: £25.00
2. Diários de Viagem - Desenhos do quotidiano
Texto da Contracapa

Desde sempre, viajantes munidos de cadernos desenharam e escreveram sobre o que observavam e sobre aquilo que reflectiam. Para o percurso de alguns artistas os desenhos dessas viagens foram mesmo decisivos para o seu percurso artístico (Delacroix e Le Corbusier são dois bons exemplos).
Mas também podemos desenhar no nosso dia-a-dia como se viajássemos - é uma boa maneira de nos iniciarmos ou de continuarmos na actividade do desenho. Autores contemporâneos, de várias profissões e actividades, desenham habitualmente em cadernos transportáveis, a que chamamos Diários de Viagem ou Diários Gráficos. Neste livro, 35 desses autores falam-nos dessa experiência e entreabrem-nos os seus cadernos.
Ouvindo professores e alunos de vários níveis de escolaridade, compreendemos, por fim, como o Diário Gráfico, constitui uma ferramenta pedagógica fundamental, que estimula a capacidade de observar e de desenhar.





Coordenador: Eduardo Salavisa Editor: Quimera Editores Paginas: 288 Formato: 170 x 240mm PVP: €25.00

2 comentários:

  1. Oi João
    boas dicas.
    Eu mexo nos meus canteiros de qualquer jeito, mas com uma ajudinha assim iria ficar bem melhor.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Rosan, o livro dá uma ajudinha e depois nós damos o nosso toque pessoal, a nossa "assinatura" =P
    **

    ResponderEliminar