08 setembro 2009

Lúcia-lima

Olá, hoje venho falar de uma planta que hoje em dia já existe em muitos dos nossos jardins, a Lúcia-lima (Lippia Citriodora).
Também conhecida por Bela-luísa ou Doce-lima, este arbusto com origens remotas no Chile, é cultivado na Europa desde do fim do século XVIII, o fantástico aroma desta planta que nos faz lembrar o aroma lima-limão provem de um complexo de óleos essenciais, sendo os principais o citral, nerol e o geraniol, determinando as propriedades da planta.

A Lúcia-lima embora arbusto pode alcançar 3 a 7 metros de altura, as suas folhas compridas e pontiagudas, de toque áspero, são de um verde vivo e as suas flores são pequenas e brancas.




Possuindo propriedades calmantes, estimulante, antiemética, prolongadora do sono, depressora do sistema nervoso central, descongestionante, digestiva, estomáquica, sedativa e tônica a Lúcia-lima é utilizada como calmante ligeiro e em perturbações digestivas.
Deve-se evitar a sua utilização prolongada, devido ao risco de perturbações gástricas, e por a planta ser depressora do sistema nervoso central.
Na Lúcia-lima podem ser utilizadas as folhas frescas ou secas, sob a forma de chás e infusões.

Agora um pequeno aparte com uma maravilha da Natureza =)


Simples, pequena e Maravilhosa...

5 comentários:

  1. Não tenho plantada no meu canteiro mas tenho uma saca de lúcia-lima seca para fazer chá que me foi dada por uma amiga. É muito bom, adoro o cheiro e o sabor :)

    ResponderEliminar
  2. HUMMMMMMMM QUE CHEIRINHO AGRADÁVEL ATÉ ME APETECE FAZER UM CHÁ MAS INFELIZMENTE NÃO É DESSE É DE HORTELÃ DE PIMENTA....

    ResponderEliminar
  3. HAAAAAA GOSTEI MUITO DOS TEUS DESENHOS E OUTROS TRABALHOS,MUITO BONS,PARABÉNS....

    ResponderEliminar
  4. É uma planta adoravel =D e o seu cheiro simplesmente saboroso, a minha lucia-lima ja é bastante grande, com os seus 3m de altura, ja é um habito passar perto dela e passar as maos por ela para a cheirar =P

    ResponderEliminar