26 julho 2010

Top 10 – Plantas Invasoras em Portugal

Tal como o título indica, vou mostrar-vos o top 10 de plantas invasoras em território nacional. 

São chamadas de plantas invasoras aquelas que são oriundas de outra região ou bioma, e que se adaptam e proliferam com elevada rapidez e sucesso no novo ambiente, competindo com as espécies nativas por nutrientes, luz solar e solo. Essa competição leva à destruição e posteriormente à possível extinção das espécies nativas presentes em determinado ambiente. Existem espécies de plantas invasoras que aumentam em muito a quantidade de material combustível acumulado, tornando os ambientes onde se encontram mais susceptíveis ao fogo. (Adaptado de Wikipédia). 

A maioria das espécies invasoras que vos vou mostrar a seguir fazem-se “acompanhar” de diversos decretos de lei que proíbem o seu manuseio, transporte, multiplicação, venda, etc. Infelizmente isto não é cumprido e já as encontrei quase todas à venda em viveiros, hipermercados ou estufas, e isto é lamentável, no entanto, continua a acontecer. Cabe-nos a nós, portanto, o dever moral de cumprir esses decretos de lei e não continuar a comprar estas plantas. É importante todos terem conhecido de quais são as espécies consideradas invasoras ou não. (imaginem o que seria comprar crocodilos e tigres... é quase o mesmo). Lembrem-se que ao continuar a produzir e propagar espécies invasoras estamos a contribuir para a destruição da Flora nativa de Portugal, que inclui um grande leque de espécies indígenas e autóctones

Aconselho-vos a espreitarem este site para também se informarem melhor, até porque as espécies consideradas invasoras não são apenas 10: Plantas Invasoras em Portugal. 


1 – Acacia spp. 




2 – Arundo donax 



3 – Azolla filiculoides 



4 – Carpobrotus edulis 



5 – Cortaderia selloana 



6 – Eichhornia crassipes 



7 – Ipomoea acuminata 



8 – Opuntia ficus indica 



9 – Oxalis pes-caprae 



10 – Pittosporum undulatum

2 comentários: