20 agosto 2010

Sementes de Strelitzia nicolai

Enquanto passeava encontrei um exemplar de Strelitzia nicolai que estava repleto de sementes, então aproveitei para recolher algumas. Pelo que sei as sementes do género Strelitzia tem uma duração curta e perdem o seu poder germinativo em relativamente pouco tempo (6 meses mais ou menos) portanto já andei a pesquisar um pouco na net para saber mais sobre como semear e fazer germinar estas sementes para poder aproveita-las a todas =P

Flor de Strelitzia nicolai


A forma mais indicada para propagar a Strelitzia nicolai é através dos rebentos que nascem em torno da planta mãe, no entanto eu no meio da avenida não iria arrancar nenhum rebento à planta até porque as pessoas já olhavam de forma escandalosa apenas por eu estar a retirar as sementes.. Assim sendo irei tentar propaga-la através de sementes.. 
É claro que, uma planta destas propagada por sementes, provavelmente, só dará flor daqui a uns 10 anos. No entanto a planta em si já é bastante bonita e portanto a flor será apenas um bónus que surgira mais tarde.

Para começar devemos retirar a "penugem" laranja que envolve as sementes de forma parcial. Em seguida colocam-se em agua morna durante 3 ou 4 dias mais ou menos (mudando a agua todos os dias) e por fim vão para a terra. O substrato deverá manter-se sempre húmido, deve ser uma mistura de partes iguais com areão de rio e substrato universal e deve ser colocado num sitio quente e à sombra. A germinação pode demorar entre 1 mês ou ir até 1 ano, dependendo da humidade, temperatura, etc.

4 comentários:

  1. Muito lindas!
    Qual avenida?
    Também quero.
    bj eugenia

    ResponderEliminar
  2. Foi numa avenida em Portimão, no Algarve... ;)

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de saber em quanto tempo as sementes germinaram, 1 ou 2 ou mais meses ........ pois plantei e estou aguardando, coloquei-as na garagem com luz indireta e ambiente aquecido!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elas demoram algum tempo Fabiano, não sei dizer quanto tempo exactamente, pois depende muito do clima e níveis de humidade a que estão sujeitas, mas em média, cerca de 3 meses..

      Eliminar