29 novembro 2010

Trienal de Arquitectura 2010 [Falemos de Casas]

Projecto dos Alunos do ISA - Menção Honrosa

É com grande contentamento que felicito os meus colegas de turma e curso pelo lugar alcançado no concurso Trienal de Arquitectura de Lisboa: Falemos de Casas. Este consistia na realização de um projecto para o conhecido bairro da Cova da Moura.

Dos 77 trabalhos levados a concurso, contavam-se 9 projectos desenvolvidos pelas Escolas de Arquitectura Paisagista Nacionais, nomeadamente a Universidade do Algarve a Universidade do Porto e a Universidade Técnica de Lisboa ( ISA), os quais envolveram na sua totalidade 65 alunos e 8 docentes .

Em meados do mês de Julho foi divulgada uma shortlist resultante de uma primeira selecção de 30 trabalhos, a qual incluía 5 projectos de Escolas de Arquitectura Paisagista (Porto, Algarve e Lisboa).

O júri no relatório do concurso refere que os 30 projectos seleccionados destacaram-se porque "apresentavam estratégias claras, quer de interligação territorial, quer de reinvenção do espaço público “ .... “ Sobressaíram trabalhos que, colocando em evidência os valores encontrados no território, propunham estratégias de actuação exequíveis “.... “Trabalhos que ultrapassaram a mera dimensão arquitectónica e que apresentavam soluções que podem ser impulsionadores de regeneração do território e do edificado, nunca esquecendo as especificidades culturais e as intrincadas teias sociais já estabelecidas".

Em sessão solene que ocorreu no dia da inauguração foram divulgados os trabalhos premiados (1º lugar e três menções honrosas), tendo sido anunciado que o Projecto desenvolvido pelo grupo de alunos do ISA/UTL foi distinguido com uma Menção Honrosa.


Fico particularmente satisfeito pois conseguiram elevar o nome da Arquitectura Paisagista (e do ISA) num concurso praticamente direccionado para a Arquitectura. Assim sendo, os meus Parabéns à equipa vencedora, mas especialmente aos meus caros colegas: Catarina Doria, Hugo Guiomar, Marta Mendonça, Nuno Faia, José Silva e Rita Lopes, sob coordenação da Prof. Teresa Alfaiate e Arq. Paisagista Catarina Raposo.


A exposição, patente no Museu da Electricidade irá estar aberta ao público até ao próximo dia 16 de Janeiro de 2011

http://www.trienaldelisboa.com/pt

Sem comentários:

Enviar um comentário