01 fevereiro 2013

DIY | Vasos em cimento

Pessoalmente gosto muito deste tipo de vasos, são óptimos para colocar suculentas e a beleza destas contrasta muito bem com o ar mais rústico e natural do cimento. O melhor é que podemos nós mesmos, sem grande dificuldade (e de forma económica), fazer estes vasos. Vamos ver como?

"Receita" para os vasos:
  • Cimento
  • Vermiculite (também se pode usar areia, mas torna o vaso mais pesado)
  • Água q.b.

Materiais necessários:
  • Luvas (usar durante todo o processo)
  • Recipientes de plástico (baldes, embalagens de gelado, floreiras, etc) para usar como "formas". Devem arranjar conjuntos de dois, um grande e um mais pequeno para colocar dentro do primeiro.
  • Óleo de cozinha e pincel (para untar as formas, poderão aproveitar óleo de fritura velho)
  • Lixa fina (acabamento final)

Instruções:
  1. Começar por misturar bem num recipiente grande (balde) o cimento e a vermiculite na razão 1 para 4, ou seja, 1 parte de cimento para 4 partes iguais de vermiculite. Não se esqueçam das luvas enquanto misturam os ingredientes.
  2. Lentamente ir adicionando a água, como se estivessem a fazer uma massa para bolo, cuidado para não colocar em demasia. Ir mexendo sempre muito bem com uma pá, por exemplo, ou outro utensílio. A mistura deve adquirir uma textura semelhante à da manteiga de amendoim, deve ficar moldável  Poderá parecer demasiado espesso ou seco, mas não é!
  3. Colocar a mistura dum dos recipientes de maior dimensão (previamente untado com o óleo)
  4. Bater levemente com a base do recipiente para garantir que a massa assenta bem e fica com a superfície lisa
  5. Empurrar o recipiente menor para dentro do maior (atenção, aqui o recipiente menos é untado no exterior). Retira a mistura de cimento em excesso que é deslocada e coloca-a de volta no balde onde está o resto da mistura.
  6. Certifica-te que a superfície está bem lisa e agora é deixar repousar para secar, pelo menos durante 24h a 48h
  7. Após secar basta remover as embalagens de plástico. Apesar de estarem untadas é possível que seja difícil retira-las sem as danificar (daí usar-mos sempre recipientes velhos que se possam estragar). Podem usar um alicate e x-acto para retirar as formas.
  8. Agora é só finalizar lixando ligeiramente as superfícies para as suavizar
  9. Se tiverem necessidade de fazer um furo de drenagem basta usar um berbequim (devem esperar pelo menos 2 dias para secar bem antes de o fazer)
  10. Está pronto! Agora é só plantar as suculentas!




Dica: Se quiserem personalizar ainda mais os vossos vasos em cimento podem pinta-los!
Para isso devem fazê-lo depois de suavizar a superfície com a lixa e antes de colocar as plantas claro.

deverão usar tintas em spray, pois para alem de ser mais fácil pintar os vasos com este tipo de tinta, também é mais resistente ao uso e ao gasto causado pela água e humidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário