10 fevereiro 2013

Horta em vasos!


Já comecei a preparar as sementes para a próxima sementeira na "horta"! Apesar de viver num apartamento, não é de todo impossível recriar ou tentar ter uma pequena horta, contudo o tipo de plantas a utilizar terá de ser mais limitado. Os vasos ou recipientes têm de ter um tamanho razoável e não ser demasiado pequenos, desde que tenham uma altura mínima de 35 a 40 centímetros já é possível (no caso de plantas aromáticas podem ser mais pequenos) É preciso ter em conta que o espaço disponível depende a diversidade de hortícolas a cultivar. É também importante que sejam feitos furos de drenagem da água no fundo do vaso (caso este ainda não os tenha) para que as raízes das plantas não apodreçam. Podem no entanto colocar um prato no fundo dos vasos para que essa água não seja inteiramente desperdiçada. Se por ventura utilizarem vasos em barro lembrem-se que nestes o substrato seca mais depressa e portanto exigem uma rega mais frequente. 

Aqui ficam algumas das Plantas que podem utilizar para uma Horta em Vasos

Plantas Aromáticas
Cultivar ervas ou plantas aromáticas em vasos permite escolher a terra e a situação mais adequadas a cada uma das espécies. Os vasos colocados junto à porta da cozinha ou no parapeito da janela estão sempre à mão e resolvem a falta de espaço. O tamanho do vaso deve adequar-se à planta. Uma planta mais alta precisa de um vaso largo para não cair com o vento. Certas espécies como o loureiro gostam de ter as raízes congestionadas portanto não os cultivem em vasos muito largos.
Plantas invasivas, como a hortelã, também se dão bem em vaso e são mais fáceis de controlar. Podem cultivar as seguintes plantas: coentros; salsa; tomilho; manjericão; manjerona; chá-de-príncipe; poejo; oregãos; cebolinho; salva; alfazema; alecrim; rudbéquia; erva-cidreira; estragão; segurelha; hortelã-pimenta; murta; lucia-lima; etc.


Legumes
Encher vasos, tinas e floreiras com diversos legumes é uma das melhores soluções para quem, tal como eu, tem pouco ou nenhum jardim para cultivar os seus próprios legumes. Tomateiros, pimentos, saladas, feijões e até alguns tubérculos são apenas algumas das culturas que se dão bem em vasos e podem ficar bem em pátios, degraus e parapeitos. 
Os legumes que podem ser cultivadas em vaso são: Tomate, diferentes variedades; pimentos; beterraba; rabanete; acelga; aipo; espinafres; rúcula; alface, diferentes variedades; cenoura (variedade redonda é mais indicada); courgette; pepino; alho; beringela; malagueta; ervilha de trepar; couve; brócolos; batatinha; etc. Importante que os recipientes tenham uma boa drenagem. A dimensão dos vasos em alguns casos específicos terá de ser maior.



Frutos
Pode-se conseguir também o cultivo de frutos em vaso, desde alguns citrinos como laranjeira, tangerineira ou limoeiro, ao pessegueiro-anão, morangueiros (óptimos para vasos suspensos e floreiras), framboesas, mirtilo, entre outros.


4 comentários:

  1. ola podes me dizer mais ou menos as medidas necessárias dos vasos para plantar alface, tomate e morangos sff.
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim claro, para esses não são precisos grandes vasos. Um vaso da dimensão de um garrafão de agua de 5L (ou ate poderás efectivamente aproveitar garrafões velhos para esse fim) com um bom substrato pode suportar facilmente uma alface. para os tomateiros recomendo um vaso de dimensão ligeiramente maior mas também depende do tipo de tomate. Eu costumo utilizar variedade cereja (os mais pequenos) e pondo um tomateiro num vaso semelhante ao que falei para a alface é suficiente. o mais importante é ter o substrato, rico em matéria orgânica. as horticulas e leguminosas requerem por norma a prática de rega frequente

      Eliminar
    2. ah quanto aos morangueiros também estes não são muito exigentes em espaço. Poderás colocar uns quantos pés numa floreira por exemplo ou então encontrar com facilidade num viveiro ou estufa um vaso em terracota com diversos buracos (imagem no link abaixo) que funciona muito bem para esse fim

      http://www.kaboodle.com/hi/img/2/0/0/148/9/AAAAAkIClm4AAAAAAUiRow.jpg?v=1221295092000

      além destes podes também utilizar os tradicionais vasos, com um diâmetro de mais ou menos 15cm.

      lembra-te que as plantas irão crescer de acordo com o alimento que lhes proporcionas e não só pelo espaço que tem o vaso. quando falo de alimento não me refiro a adubos e substancias químicas mas sim à utilização de um substrato rico em matéria organica

      Eliminar